Pensar no fim dos tempos significa medo ou esperança para você? Se sua resposta é medo, ou mesmo ansiedade, talvez você esteja olhando para a narrativa bíblica com as lentes erradas. Nesse livro, o NT Wright, um dos mais respeitados teólogos da atualidade, abrirá seus olhos para enxergar a narrativa do fim dos tempos como o que ela é: a história de como Deus está restaurando a sua criação original. Acredite, isso vai te encher de esperança.
O que esperam os cristãos? Deixar este mundo mau e ir para o “céu”? O que queremos dizer quando nos referimos à “ressurreição do corpo” e como ela se ajusta à imagem popular de pessoas assentadas sobre as nuvens tocando harpas? Como tudo isso afeta o modo como vivemos aqui e agora?
São estas algumas das questões que N. T. Wright aborda em Surpreendido pela Esperança. Ele aponta a confusão atual sobre a esperança futura tanto na igreja quanto fora dela. E, depois de explicar por que os cristãos acreditam na ressurreição de Jesus, explora a esperança bíblica de “novos céus e nova terra” e mostra como a “segunda vinda” de Jesus e a ressurreição final fazem parte de um mesmo quadro mais amplo, juntamente com a esperança do “céu”. Para muitos, até mesmo cristãos, tudo isso é uma grande novidade.
Aquilo que cremos sobre a vida após a morte afeta diretamente o que cremos sobre a vida antes da morte. Pois, se Deus deseja restaurar toda a criação — e se isso já começou na ressurreição de Jesus —, a igreja não pode parar na “salvação das almas”, mas deve antecipar a restauração final, trabalhando pelo reino de Deus no mundo, trazendo cura e esperança para a vida presente.
Provocativo e de leitura agradável, Surpreendido pela Esperança pode surpreender e encantar todos os que estão interessados no sentido da vida — não apenas após a morte, mas “antes” dela.
Deus criou o céu e a terra, e no final, ele irá restaurá-los e uni-los para sempre
Aqueles que veem a morte como o esperado momento de ir para casa, em que seremos chamados à paz eterna de Deus, não tem motivo para entrar em conflito com pessoas sem escrúpulos, dispostas a destruir o mundo se isso lhes trouxer algum benefício. A crença na ressurreição sempre vem acompanhada por uma forte visão da justiça de Deus. Essa crença não leva a uma tolerância passiva diante das injustiças do mundo, mas a uma firme determinação de lutar contra as injustiças do mundo.
Se extrairmos os relatos do nascimento de Jesus dos Evangelhos, perderemos apenas dois capítulos de Mateus e dois de Lucas. Porém, se eliminarmos a ressurreição, perderemos todo o Novo Testamento, e boa parte dos escritos dos pais da igreja do segundo século.
Jesus de Nazaré não é simplesmente uma nova religião, ou uma nova ética, ou um novo caminho para a salvação. Trata-se de uma nova criação.
No presente momento, o Jesus ausente está conosco, por meio do Espírito, da Palavra, dos sacramentos, da oração e na face dos pobres, a quem somos chamados a servir em seu nome. Porém, um dia ele estará conosco em pessoa, face a face.
Céu e terra foram feitos um para o outro, e possuem alguns pontos de interseção, onde se unem. Jesus é esse ponto supremo de interseção e de união. Nós, como cristãos, devemos ser esses pontos, criados a partir dele. O Espírito, os sacramentos e as Escrituras fornecem, assim, tudo que precisamos para vivermos como Jesus, tanto na esfera celestial quanto terrena, já no presente.
Encontre sua
próxima leitura
A Biblioteca da Igreja te ajuda a encontrar sua próxima leitura, recomendando bons livros cristãos por categoria e por situação de vida.
DISCLAIMER: Os livros que recomendamos são ordenados de acordo com a opinião da nossa equipe de curadoria e conformidade com a nossa confissão de fé.
Se sentiu falta de algum livro aqui, fique a vontade para nos indicar.
Gosta de um livro e não encontrou na nossa biblioteca? Então preencha o formulário abaixo com a indicação.
Nos fale o que você precisa e indicaremos um livro que atenda as suas necessidades.