A leitura desta obra torna-se uma tarefa imprescindível para todo aquele que se propõe a mesma pergunta que orientava Bonhoeffer: “O que é o cristianismo ou, ainda, quem é de fato Cristo para nós hoje?”.
Para ele, ficou evidente a necessidade de criticar o que chamou de “graça barata”, que, “em vez de justificar o pecador, justifica o pecado”. Ou seja, a postura que a Igreja assume ao inverter todo o esforço dos reformadores sintetizado na doutrina da justificação pela fé mediante o sacrifício na cruz de Cristo. Justamente por isso, “a graça barata é a inimiga mortal de nossa Igreja”. Foi contra esse tipo de graça que os esforços de Bonhoeffer se direcionaram, reiterando enfaticamente a verdadeira vida em comunidade, na qual o discipulado é visto como compromisso radical de obediência a Cristo — mesmo que implique a morte, não apenas do velho ser humano, mas do próprio discípulo.
No discipulado, o ser humano deixa o duro jugo de suas próprias leis e vai para o jugo suave de Jesus Cristo.
Só posso aprender o que é obediência enquanto obedeço, e não ao fazer perguntas.
Só o que crê é obediente, e Só o obediente é que crê.
Encontre sua
próxima leitura
A Biblioteca da Igreja te ajuda a encontrar sua próxima leitura, recomendando bons livros cristãos por categoria e por situação de vida.
DISCLAIMER: Os livros que recomendamos são ordenados de acordo com a opinião da nossa equipe de curadoria e conformidade com a nossa confissão de fé.
Se sentiu falta de algum livro aqui, fique a vontade para nos indicar.
Gosta de um livro e não encontrou na nossa biblioteca? Então preencha o formulário abaixo com a indicação.
Nos fale o que você precisa e indicaremos um livro que atenda as suas necessidades.